Não fique de pé atrás : a Adidas colocou um super chip no seu mais novo modelo de tênis.

Que o tênis tenha tomado o lugar dos calçados convencionais ninguém mais discute. Ele veio (e há bastante tempo!) para ficar. Resultado: ficou e agradou tanto, que a Adidas, que já investia pesado em sua marca, resolveu ir mais fundo ainda. Em dezembro próximo, promete colocar nos Estados Unidos seu top de linha.

A tecnologia à disposição dos próximos modelos Adidas faz deles calçados com detectores, um microprocessador, um motor elétrico, etc. Acredite se quiser! Seu nome de batismo é "1" e, segundo Christian DiBenedetto, pesquisador geral da Adidas para a América do Norte, trata-se do "primeiro calçado para a prática de esporte, cujas características técnicas podem ser modificadas em tempo real". O sistema desenvolvido pelo fabricante ajusta permanentemente a leveza e a rigidez do calçado ao longo da corrida.

Ilustração do futuro Adidas 1.

(1) Detector; (2) Imã e (3) Processador

Um detector e um imã, colocados no "salto", medem a compressão da palmilha com uma precisão de 0,1 milímetro a cada impacto do pé sobre a superfície. As informações recolhidas são transmitidas ao "cérebro" do calçado, um microprocessador localizado no arco plantar, acompanhado de um programa que determina se o calçado é muito leve ou muito rígido. As ordens são então transmitidas ao "músculo" do calçado: um simples cabo de comando motorizado. Um "parafuso" aumenta ou encurta esse cabo, modificando a leveza e a rigidez do calçado. Isso tudo sem que o corredor sequer se dê conta do que é tramado sob seus pés, mas deverá sentir que ganha, ao mesmo tempo, em conforto e em performance.

Na lateral do calçado, uma "interface de comando", composta de dois botões - "mais" e "menos" -, permite também uma regulagem manual da pressão das almofadas amortecedoras. E, como se tudo isso não bastasse, para completar essa "parafernália" high tech, cinco pequenas placas luminosas descrevem as regulagens em curso.

O Adidas 1 é alimentado por uma pilha simples, substituível, cuja duração de funcionamento é de cerca de cem horas. E, segundo a Adidas, isso corresponde à duração de vida média de um calçado.

O conjunto eletrônico utilizado pesa apenas 40 gramas, ou seja: 10% do peso total do calçado. Para o mercado americano, o preço do Adidas 1 foi fixado em 250 dólares (~750 reais!). O investimento é grande, mas, os consumidores, ávidos por novidade, certamente embarcarão nessa. A Adidas, com certeza, agradece!

OINet (Consultado em maio de 2004), http://www.01net.com. (Tradução/Texto - MIA)