Empresa americana trabalha na conversão dos diferentes tipos de sangue em tipo O.

Chiron, empresa de biotecnologia da Califórnia (EUA), uniu-se a uma pequena empresa, também americana, a ZymeQuest (Massachusetts) visando ao desenvolvimento e comercialização de um sistema de tratamento de sangue. Trata-se de tentar conseguir a conversão enzimática de células sangüíneas dos grupos A, B e AB em células de um grupo universal, semelhante ao grupo O, batizadas com o nome ECO (Enzyme-Converted group O).

O início desse projeto que, caso venha a dar certo, poderá simplificar sobremodo os clássicos procedimentos de análise e conservação, em uso nos bancos de sangue, remontam aos anos 1980. Naquela época, uma enzima, descoberta em grãos de café verde, mostrou-se capaz de "desenrolar" as proteínas dos glóbulos vermelhos de açúcares que determinam o grupo sangüíneo (que podem, portanto, provocar uma reação imunológica, em caso de uma má transfusão). Todavia, tal enzima não funciona senão com proteínas do tipo B.

Depois disso, a empresa ZymeQuest trabalhou na elaboração de um sistema automatizado de transformação de sangue do grupo B em sangue do grupo ECO e, no decurso de ensaios clínicos, obteve resultados encorajadores. A conversão do tipo A, no entanto, mostrou-se mais difícil, tendo sido preciso recorrer a outras enzimas, bacterianas, desta vez.

O acordo concluído entre as duas empresas prevê, da parte da Chiron, uma sustentação financeira para as pesquisas da ZymeQuest, em troca de direitos de comercialização da tecnologia.

San José Mercury News, March 15, 2004. (Tradução/Texto - MIA)