Molécula "três em um" : auxilia no combate à hipertensão, à obesidade e ao câncer.

Um grupo de pesquisadores de biomedicina molecular e celular, da Universidade das Ilhas Baleares - UIB (Espanha), descobriu uma molécula que diminui a hipertensão, controla a obesidade e poderá agir sobre diferentes tipos de cânceres.

Trata-se do ácido hidroxioléico, uma molécula sintetizada pela primeira vez em laboratório, há três anos, por um grupo de pesquisadores do Instituto Universitário de Pesquisa das Ciências da Saúde, dirigido pelo Professor Pablo Escriba.

Testes e experimentações em animais vêm sendo feitos há três anos pelos pesquisadores espanhóis, buscando provar a eficácia de sua molécula. Só agora, no início de fevereiro de 2004, os resultados foram publicados na revista Hypertension e demonstram que o ácido reduz a pressão arterial, diminuindo portanto o risco de doenças cardiovasculares.

A molécula em questão é vinte vezes mais eficaz que o ácido oléico - ácido graxo monoinsaturado, habitualmente utilizado para tratar a hipertensão. A descoberta do papel dos lipídios na sinalização celular permitiu abrir novas vias de tratamento para as doenças cardiovasculares: a terapia lipídica.

A molécula revela-se também como um poderoso antitumoral, cuja eficácia foi provada em diferentes sistemas biológicos. Ainda uma outra propriedade - provoca uma significativa redução do peso corporal, ensejando assim novas vias de estudo para utilização como substância para o controle da obesidade. Segundo Pablo Escriba, trata-se de uma molécula sem toxicidade e que não provoca efeitos secundários.

El Punt Barcelona, 06 de Febrero 2004, http://www.uib.es. (Tradução - MIA)