Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC) completa sua série de Colóquios 2003.

Nos dias 05 e 12 de dezembro foram realizados os dois últimos eventos da série "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2003", no Instituto de Química da Unicamp.

O Colóquio do dia 05 foi apresentado pelo Professor José Manuel Riveros, do Instituto de Química da USP e um dos pesquisadores líderes do IMMC, o qual falou sobre os "Avanços Recentes no Estudo de Agregados Iônicos e Moleculares", ocasião em que foi oferecida uma visão ampla sobre a conexão entre a reatividade na fase gasosa e aquela observada em fases condensadas considerando, sobretudo nestas últimas, as interações com o solvente e a formação de espécies agregadas em solução.

No evento do dia 12, o Professor Marco Antonio Chaer do Nascimento, do Instituto de Química da UFRJ, também um dos pesquisadores líderes do IMMC, discutiu "Os Conceitos de Estrutura Molecular, Estrutura Química e de Ligação Química na Mecânica Quântica" vis-à-vis às teorias mais utilizadas para apresentar tais conceitos, ou seja, a Valence Bond (VB) e a Teoria dos Orbitais Moleculares (OM), mostrando o porquê de sua clara preferência pela primeira.

Na edição 2003 foram realizados sete Colóquios, proferidos por importantes pesquisadores brasileiros, tratando no estado-da-arte relevantes temas da Química Moderna, tanto do ponto de vista experimental quanto do teórico. Participou presencialmente um público constituído de professores, estudantes de pós-graduação e graduação, além daquele que teve oportunidade de assistir aos eventos via Internet.

Segundo o Professor Oswaldo Alves, coordenador dos eventos, "os colóquios atingiram plenamente seus objetivos, ou seja: apresentaram uma programação de alto nível, representando parte da melhor química que se faz em nosso país, através de transmissão em tempo real pela Internet, chegando efetivamente aos pontos mais distantes do território nacional, coroando assim um dos objetivos do IMMC".

Todos os Colóquios realizados estão disponíveis na Internet, no endereço: http://www.cameraweb.unicamp.br, bastando para acessá-los ter o programa Real Player instalado.

"Em 2004, teremos a segunda versão dos Colóquios do IMMC, quem sabe já em formato de videoconferência", enfatiza o Professor Alves.

LQES NEWS, número 48, 15 de dezembro 2003. (MIA)