UFPE sedia a Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A partir de 13/07, a UFPE - Universidade Federal de Pernambuco está sendo palco do maior evento científico do Hemisfério Sul: a 55ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A abertura oficial da Reunião deu-se às 18h30, no Centro de Convenções da UFPE, com a presença de ministros de Estado e diversas autoridades do governo estadual.

Durante uma semana, cerca de 11 mil cientistas, pesquisadores e estudantes de todo o país participam de mais de 200 atividades científicas e culturais, entre simpósios (91), conferências (53), minicursos (52), eventos (15), assembléias (7) e sessões especiais (3). Simultaneamente à Reunião, são também realizadas exposições interativas para crianças e adolescentes (11ª SBPC Jovem), a 11ª Expociência e a 2ª SBPC Educação.

Montada numa área de 1.300 metros quadrados, a Expociência divulga a produção científica e tecnológica realizada no país e promove a aproximação de empresas de base tecnológica, segmentos governamentais e acadêmicos para, assim, estimular a transferência de conhecimentos e a geração de novos negócios no setor. A SBPC/Educação é destinada à formação de professores das redes públicas municipais.

O embriologista britânico Keith Campbell - um dos criadores da ovelha Dolly -, é o destaque internacional da Reunião. Apresentará uma conferência sobre os 50 anos do DNA e abrirá uma exposição onde serão exibidos painéis e publicações sobre a história da hélice dupla do DNA, descoberta que mereceu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1962. Keith relatará sua experiência com clonagem e falará sobre os procedimentos éticos em torno dessa técnica.

Pela primeira vez, as conferências da SBPC serão transmitidas em tempo real para municípios do interior do Estado. Várias cidades pernambucanas receberão imagens via satélite, em formato de teleconferência, tendo os telespectadores direito a um Certificado de Participação no Evento.

Agência Brasil - ABr, 13 de julho de 2003 (MC).

Nota do Managing Editor: sem interferir absolutamente com o conteúdo veiculado pela notícia da ABr, o LQES News fez uma adequação temporal da mesma, considerando que a Reunião já está em andamento.