Mais um nariz artificial: agora é para reconhecimento da tuberculose!

A tuberculose, doença erradicada em muitos países, voltou a atacar com força total e só tem feito recrudescer nos últimos anos. Cientistas alemães, preocupados com o fenômeno, trabalharam na direção da construção de um nariz artificial que, em futuro próximo, poderá inibir a propagação do bacilo.

Dentro de um contexto de pesquisa internacional, cientistas berlinenses do Institut fur Umwelttechnologien (Instituto para Tecnologias Ambientais) e do Laser und Medizin Technologie GmbH (SARL Tecnologias de Laser e da Medicina) desenvolveram o primeiro modelo de espectrômetro capaz de detectar o agente "Mycobacter tuberculosis", responsável pela doença.

O aparelho permite um diagnóstico imediato, que obedece ao seguinte processo: a) a pessoa susceptível de haver contraído a tuberculose sopra através de um tubo; b) o ar expirado é conduzido para uma célula de medida do espectrômetro, onde as moléculas atravessam um coletor de íons e, c) as características espectrais são imediatamente determinadas.

É tal a sensibilidade do nariz artificial que aproximadamente 2000 compostos químicos podem ser reconhecidos pelo mesmo, além, é claro, de detectar o agente causador da tuberculose.

As armas químicas que guardem uma distância respeitável do "nariz", pois, em cena, ele pode - o que é absolutamente desejável! -, detectar o sarin, o tabon ou o iperite: o conhecidíssimo gás mostarda.

Com o nariz artificial, o popular ditado "tamanho não é documento" precisa ter seu significado repensado: ele é bem pequeno, porém altamente eficaz e rápido! E que ninguém se surpreenda se, além de cumprir o papel ao qual está destinado venha, num futuro próximo, a ser utilizado no interior de aeroportos, para controles rápidos.

Handelsblatt, 02 juni, 2003. (Tradução/Texto - MIA)