Coordenador Científico do LQES profere conferência plenária no Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada.

Dentro da programação do XXVI Encontro Nacional da Física da Matéria Condensada, da Sociedade Brasileira de Física, realizado em Caxambu, MG, de 6-10 deste mês, o Professor Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido, proferiu Conferência Plenária Convidada, ocasião em que falou a um público de cerca de 300 pessoas.

Na Conferência foi abordado um amplo leque de temáticas: supermoléculas, reconhecimento molecular, eletrônica molecular, nanotecnologia molecular, etc., apontando para a articulação destes termos-conceito, de modo a poderem ser vistos da perspectiva da complexidade. Ao final, seguiu-se interessante discussão - em função dos aspectos apresentados e das questões colocadas -, ligada à construção de morfologias pela síntese template, o papel da simulação e da modelagem, mecanossíntese, e outros pontos.

Motivados pela Conferência foram feitos ao Prof. Oswaldo Alves convites para a realização de Colóquios nos Institutos de Física da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

"... foi uma excelente oportunidade para mostrarmos toda a potencialidade da Química. Nunca tínhamos vivenciado, no país, tamanho reconhecimento e valorização da importância do arcabouço teórico-experimental da Química - por parte de comunidades de não-químicos -, como base para as novas tecnologias, sobretudo aquelas ligadas às nanociências", completa o coordenador do LQES.

LQES News, número 33, 16 de maio de 2003. (Texto - MIA)