"Sala Limpa", aquela mesma usada quando da fabricação de circuitos eletrônicos, agora também na indústria de alimentos!

Preocupado com a melhoria das condições de higiene na indústria de alimentos, o Centro Austríaco de Pesquisas Alimentares (Lebensmittelversuchsanstalt-LVA) vem dedicando-se ao estudo da chamada técnica da "sala limpa".

Imagine um meio totalmente asséptico, cuja atmosfera é controlada em nível da temperatura, da umidade, da pressão do ar e da presença de pó: é a "sala limpa", muitíssimo utilizada na indústria farmacêutica, eletrônica, etc.

Kerstin Aichinger, da LVA, lidera um grupo de pesquisadores que têm lançado mão das técnicas de "sala limpa" em diferentes etapas da produção de alimentos (transporte, transformação, acondicionamento, etc.), objetivando verificar a influência de fatores como higiene dos operários, ferramentas utilizadas e o ambiente em geral, sobre o tempo de duração da conservação dos alimentos.

As pesquisas buscam otimizar o tempo de duração (validade) dos alimentos, sem a necessidade do recurso a aditivos ou a procedimentos de esterilização que, no limite, podem até mesmo interferir na qualidade final do produto.

O projeto recebe financiamento do fundo austríaco para a pesquisa aplicada (FFF). A LVA, paralelamente às pesquisas, trabalha na organização de um seminário sobre técnicas de produção de alimentos em ambiente asséptico, o qual terá lugar em Viena, ainda neste ano de 2003.

APA, February 10, 2003. (Traduação/Texto - MIA)