Biogás já pode ser dessulfurizado: a eliminação do problema pode aumentar, e muito, seu consumo.

Embora o biogás - produto resultante da decomposição anaeróbica da matéria orgânica -, venha sendo já bastante utilizado, pois, em virtude de seu teor elevado de metano, possui um alto poder calorífico, o que o indica como combustível, os problemas causados pelo uso do mesmo são grandes.

O ácido sulfúrico contido no biogás, por ser altamente corrosivo, acaba por deteriorar o material e as canalizações utilizadas para sua distribuição. Atentos ao fato, pesquisadores da Universidade de Cádiz (Espanha), pertencentes ao grupo que trabalha nos "Reatores Biológicos e Enzimáticos", desenvolveram um reator que possibilita a eliminação deste ácido do biogás, valendo-se de processos químicos e biológicos combinados, nos quais intervém a bactéria Acidithiobacillus ferrooxidans.

Os resultados da utilização de tal reator têm-se mostrado altamente rentáveis. Utilizado atualmente na estação de depuração de Jerez de la Frontera (Cádiz, Espanha), o resultado da dessulfurização do biogás e seu emprego como combustível em um motor de co-geração permitem satisfazer 60% das necessidades da estação, além de obter uma energia térmica suficiente para manter, a 35 oC, os digestores anaeróbicos.

A Universidade de Cádiz já patenteou o invento. Afinal, o reator permite redução de 1/3 nos custos de depuração do biogás: nada desprezível, nestes tempos de corrida por bons e mais baratos combustíveis!

Biogastec é o nome da empresa, em trâmites de criação pela Universidade de Cádiz, que objetiva promover o emprego do procedimento em questão.

Universidade de Cádiz, Programa de Divulgação Andaluzia Investiga, 02 diciembre, 2002. (Tradução/Texto - MIA)