Coordenador Científico do LQES é escolhido, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, para fazer parte do Conselho Deliberativo do CNPq (CD-CNPq)

Desde o dia 15 de outubro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passou a ter novo presidente, Esper Abrão Cavalheiro, e também três novos membros no seu Conselho Deliberativo (CD). Cavalheiro passa a presidir também o CD, em substituição a Evando Mirra. Os demais representantes vão ser substituídos, em razão dos seus respectivos mandatos terem expirado.

Os novos membros do Conselho Deliberativo, além de Esper Cavalheiro, são os Professores Oswaldo Luiz Alves (Unicamp), no lugar de Alejandro Szanto de Toledo (USP); Rubem George Oliven (UFRGS), substituto de Carlos Alberto Vogt (Unicamp) e Jacob Palis Júnior (IMPA), em substituição a Ricardo Gattass (UFRJ). A conselheira Ângela Uller (UFRJ), uma das representantes da comunidade tecnológica, teve seu mandato renovado por mais dois anos.

O Conselho Deliberativo do CNPq é composto ao todo por 18 membros. Desses, cinco são natos, por serem da própria instituição ou do Ministério da Ciência e Tecnologia. A exceção é o representante da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Os demais membros são "designados" e representam as comunidades científicas - com seis representantes; a tecnológica - com três; a empresarial - também com três, e os servidores do CNPq, que contam com um representante no CD.

Entre outras atribuições, compete ao Conselho Deliberativo: aprovar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas e outras modalidades de auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no País; deliberar sobre propostas de estrutura básica do CNPq e suas alterações e aprovar as normas de funcionamento dos colegiados do CNPq.

A posse aos novos membros, pelo Presidente do CNPq, Dr. Esper Abrão Cavalheiro, ocorreu no 25 de outubro último.

CONSELHO DELIBERATIVO DO CNPq

Lista Completa dos Membros por Nome, Instituição, Representação

Dr. Esper Abrão Cavalheiro, Nato, CNPq
Dra. Alice Rangel de Paiva Abreu, Nato, CNPq
Dr. Carlos Américo Pacheco, Nato, MCT
Dr. Mauro Marcondes Rodrigues, Nato, Finep
Dr. Abílio Afonso Baeta Neves, Nato, Capes/MEC
Prof. Oswaldo Luiz Alves, Designado, Unicamp, Comunidade científica
Prof. Ruben George Oliven, Designado, UFRGS, Comunidade científica
Prof. Fernando Galembeck, Designado, Unicamp, Comunidade científica
Prof. José Luiz Fiorin, Designado, USP, Comunidade científica
Prof. Jacob Palis Júnior, Designado, IMPA, Comunidade científica
Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Designado, UFMG, Comunidade científica
Dra. Ângela Maria Cohen Uller, Designada, UFRJ, Comunidade tecnológica
Dr. Carlos Sérgio Asinelli, Designado, IEL/CNI, Comunidade tecnológica
Dr. Odilon Marcuzzo do Canto, Designado, CIENTEC/RS, Comunidade tecnológica
Dr. Flávio Grynszpan, Designado, Motorola do Brasil Ltda., Comunidade empresarial
Dr. Celso Antonio Barbosa, Designado, Villares S/A., Comunidade empresarial
Dr. Manoel Dantas Barreto Filho, Designado, Frutas do Nordeste, Comunidade empresarial
Dr. Carlos Eduardo Costa Almeida, Designado, CNPq, Servidores do CNPq.

CNPq, Outubro de 2001.