LQES NEWS - Ano XVI - número 360 - 15 de janeiro de 2017.

* Em Pauta
# Conheça os trabalhos publicados / aceitos do Laboratório de Química do Estado Sólido em 2016.

# International Symposium on Toxicity Assessment ISTA18.
Evento internacional será realizado em Limeira, SP (Brasil) e contará com conferencistas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Alemanha.

# Nanotecnologia : análise do hálito para detectar câncer e outras 16 doenças.
Usando nanopartículas de ouro e inteligência artificial, dispositivo médico pode diagnosticar câncer e outras 16 doenças somente pela análise do hálito dos pacientes.

# Brasil pode ter produzido dez vezes mais diamantes em 2016.
A estimativa vem da produtividade da mina de Nordestina no estado da Bahia.

* “As Mined”
# Molecules of the year.
C&EN, publicado pela American Chemical Society, destaca algumas das melhores moléculas publicadas em 2016.

# Nanotechnology for environmentally sustainable electromobility.
Um olhar mais aprofundado sobre os impactos do ciclo de vida das baterias de íon-lítio e células de combustível de membrana de troca de prótons.

# Graphene quantum dots convert CO2 into fuel.
Usando quantum-dots de grafeno combinados com átomos de nitrogênio pesquisadores da Universidade Rice conseguiram transformar CO2 em um combustível líquido.

# A guide to the nanotechnology used in the average home.
Há uma pergunta freqüentemente feita : "Quando vamos finalmente começar a ver produtos das nanotecnologias no mercado ?" De fato, uma casa média já está cheia de produtos melhorados ou dependentes das nanotecnologias. Na verdade, existem vários repositórios on-line listando os mais de 2.000 produtos comercialmente disponíveis que incorporam as nanotecnologias. A aplicação da nanotecnologia em algumas áreas, tais como baterias, microeletrônica e protetores solares é relativamente bem conhecida. Vamos fazer um tour virtual através de uma casa para ver o que mais podemos encontrar.

# Worms dine on nanoparticles to help test biological force sensor technology.
Vermes de tamanho milimétrico, ao digerirem "refeição" constituída de nanopartículas-atadas com suas bactérias favoritas, podem eventualmente levar a uma nova maneira de se testar fenômenos biológicos.

# Carbon nanotube and graphene nano-chimneys can cool circuits.
De acordo com cientistas da Universidade Rice, alguns ajustes em nanoescala podem ser tudo que é necessário para que as junções grafeno-nanotubos se destaquem na transferência de calor.

# The bond of two stars of chemistry : graphene and porphyrin.
As porfirinas, as mesmas moléculas que transportam oxigênio na hemoglobina e absorvem a luz durante a fotossíntese, podem ser unidas ao material do futuro, o grafeno, para lhe conferir novas propriedades.

LQES NEWS - Ano XVI - número 359 - 03 de janeiro de 2017.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES

# Tesourada, no final de 2016, pode deixar a situação trágica para pesquisa brasileira.
O final do ano trouxe ainda mais preocupações para o financiamento da C,T&I e a educação brasileira e demonstra mais uma vez a total falta de visão de nossos representantes.

"Uma operação desastrosa feita pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual - LOA 2017 com a criação de uma nova fonte de recursos (fonte 900) retirando verbas das áreas de educação e C,T&I (ciência, tecnologia e inovação)”. A chamada “fonte 900” só garante o pagamento de despesas se houver a criação de uma lei. Até lá, nada será desembolsado".

Veja as matérias publicadas no Jornal Correio Braziliense, bem como, a Nota de Repúdio de várias entidades, entre elas, a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Governo cortará R$ 1,41 bi dos projetos de pesquisa e inovação.

Entidades criticam corte de R$ 1,7 bilhão em ciência e tecnologia.

Nota de Repúdio das Entidades.

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do LQES News e do LQES Website.