LQES NEWS - Ano XVI - número 374 - 15 de agosto de 2017.

* Em Pauta

# Inovação e abertura de mercado.
O vice-presidente da Regional SP da ABC Oswaldo Alves coordenou mesa que discutiu os principais desafios para a inovação no país e o papel que esse setor da ciência tem na sociedade e na economia.

# Instituto privado de apoio à ciência investe na ousadia e na diversidade.
Serrapilheira lança primeiro edital para financiamento de projetos de jovens pesquisadores.

*Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# The Brazilian Innovation System : A Mission-Oriented Policy Proposal.
Artigo publicado na revista Temas Estratégicos para o Brasil (CGEE) de autoria de Mariana Mazzucato (Universidade de Sussex, Reino Unido) e Caetano C. R. Penna (Universidade Federal do Rio Janeiro) avaliam a situação da inovação no Brasil e o papel do estado brasileiro.

# Diáspora científica e crise na ciência.
Nas últimas décadas, o Brasil implementou um exitoso programa voltado à formação de recursos humanos altamente qualificados.

* “As Mined”
# Test uses nanotechnology to quickly diagnose Zika virus.
A abordagem pode ser possível com outras doenças infecciosas emergentes.

# The future of 3D printing in education.
Simon Biggs, Diretor de Linha de Educação para o País de Gales, na empresa global de engenharia e tecnologia científica. Renishaw discute o uso atual de impressoras 3D como uma ferramenta educacional.

# Material-independent nanocoating antimicrobial spray extends the shelf life of produce.
Este novo processo de revestimento pode ser concluído em segundos formando filmes de espessura nanométrica, permitindo o revestimento de frutas.

# Flexible batteries power the future of wearable technology.
O rápido desenvolvimento da tecnologia "wearable" recebeu outro impulso graças a um novo desenvolvimento usando grafeno.

# The intriguing properties and nanotechnology applications of graphene and graphene analogs.
As propriedades e aplicações do grafeno têm sido bem discutidas na literatura. Todavia, é importante entender como a química dos análogos 2D do grafeno está relacionada às suas várias aplicações.

LQES NEWS - Ano XVI - número 373 - 02 de agosto de 2017.

* Em Pauta

# II Curso de Introdução à Nanotecnologia & Nanotoxicologia.
O curso será realizado nos dias 3-4 de agosto de 2017 nas dependências do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas. Veja a programação clicando aqui.

# 69ª Reunião Anual da SBPC chega ao fim com mais de 15 mil participantes.
Na cerimônia de encerramento, realizada na noite da sexta-feira, 21 de julho, os organizadores do evento destacaram a qualidade da programação e o engajamento de toda a comunidade.

# Exportação da indústria paulista cresce 11,8% no semestre, aponta Fiesp.
A balança comercial do estado de São Paulo apresentou superávit de US$ 2,9 bilhões nos primeiros seis meses deste ano.

# Blanver revê negócio e vai exportar remédios para Aids.
Um dos maiores fabricantes de excipientes para medicamentos em todo o mundo, o laboratório brasileiro Blanver está deixando esse negócio para se concentrar na produção de medicamentos e de princípios ativos.

* “As Mined”
# Functionalizing an AFM tip with a single hydrogen atom.
Pesquisadores demonstraram a manipulação vertical controlada de um único átomo de hidrogênio (H) usando a ponta de um microscópio de força atômica (AFM), como também, sua aplicação na caracterização de "dangling bonds" em estruturas de silício relevantes para dispositivos nanoeletrônicos.

# USDA announces $ 4.6 million for nanotechnology research.
O U.S. Department of Agriculture's (USDA) National Institute of Food and Agriculture (NIFA) anunciou 13 projetos que totalizam US$ 4,6 milhões para pesquisas sobre a próxima geração de tecnologias e sistemas agrícolas para atender a crescente demanda por alimentos, combustíveis e fibras.

# Hydrogen production in a confined space.
Químicos desenvolveram um método para confinar nanopartículas de metais nobres em materiais lamelares, quase bidimensionais (2D), para produção eficiente de hidrogênio.

# Carbon nanotubes turn electrical current into light-emitting quasi-particles.
Forte acoplamento matéria-luz em nanotubos semicondutores pode ser a chave para lasers bombeados eletricamente.

# Nanotechnology clothes will treat eczema.
Minúsculas cápsulas incorporadas nas roupas poderão ser usadas, em breve, para neutralizar o aumento da sensibilidade da pele.

# Nanoparticles loaded with curcumin kill cancer cells.
Formulação usando curcumina é promissora contra o câncer infantil resistente ao tratamento.

# C&EN’s Global Top 50.
Veja quais as empresas químicas estão no ranking anual da revista Chemical & Engineering News da American Chemical Society. Braskem está na posição 19a.

# Investigação na China responsabiliza cerca de 500 pesquisadores por fraude.
Comissão apurou más condutas em revisões por pares que resultaram na retratação de 106 artigos em abril.

*Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# Solo fértil para a ciência.
Instituição privada brasileira recebeu US$ 100 milhões de doação e financiará jovens.

# Despoluição dos oceanos não pode morrer na praia.
No caso do Brasil, onde 85% dos habitantes vivem ao longo de seus 8,5 mil quilômetros de costas, o assunto é ainda mais crítico, uma vez que o adensamento populacional não é acompanhado por investimentos em infraestrutura, incluindo drenagem, saneamento básico e gestão de resíduos.

* LQES Cultural
Cultura das Ciências
# Famous Chemists.
Conheça as biografias resumidas de químicos famosos.