LQES NEWS - Ano XIII - número 290 - 20 de maio de 2014.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanomateriais : ainda é difícil a avaliação dos eventuais riscos.
Agência francesa de segurança sanitária avalia riscos ligados aos nanomateriais e apela para a realização de novos estudos.

# Areias betuminosas.
Pesquisadores japoneses desenvolvem nova tecnologia para extração de petróleo.

# Grafeno avança...
Sansung quer comercializar o grafeno (monocristal) o mais rapidamente possível.

# Ministro da C,T&I apresenta prioridades em audiência no Senado.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, apresentou as ações em andamento e prioridades da pasta para 2014, em audiência pública no Senado Federal.

# Fitoterápicos Tradicionais.
Anvisa aprova criação do produto tradicional fitoterápico.

LQES NEWS - Ano XIII - número 289 - 09 de maio de 2014.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Universidade cria primeiro observatório de nanopartículas.
Universidade de Coimbra (UC) criou o primeiro observatório de nanopartículas cujo principal objetivo é identificar as nanopartículas existentes e avaliar os seus efeitos na saúde humana e nos ecossistemas.

# Se não resolver problema da baixa produtividade, o Brasil não poderá competir internacionalmente.
O alerta foi feito pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, em sua palestra proferida durante a 14ª Conferência Anpei.

# Materiais com nanotubos de carbono para impressão 3D.
Polímeros reforçados apresentam elevado desempenho para esta nova função.

# Brevemente uma vacina eficaz contra a dengue ?
Estudo recente mostra a eficácia de uma nova vacina contra a dengue, uma doença infecciosa que contamina um grande número de pessoas em todo o mundo.

* LQES Cultural

Cultura das Ciências
Conheça esta rubrica do LQES Website e veja interessantes artigos sobre a Ciência e seus grandes personagens. Para começar veja o artigo "Transmutação dos Metais: um velho tema revisitado", bastante oportuno no momento que mais um elemento químico é confirmado: 117 (Ununséptio, Uus).