LQES NEWS - Ano XII - número 273 - 18 de agosto de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Ciência & Cultura : número temático sobre as nanotecnologias.
Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aborda questões ligadas ao nanomundo.

# Nova geração de sistemas fotovoltaicos à base de grafeno.
Grupo de cientistas da Universidade Nacional de Singapura e da Universidade de Manchester desenvolve nova geração de painéis solares, à base de grafeno, que permite melhores performances e uma vida mais longa.

# Nanotecnologias de ponta para diagnosticar o câncer.
Utilização da nanotecnologia - manipulação da matéria em escala atômica e molecular -, com fins médicos específicos, é bastante promissora para a luta contra o câncer.

# Nanotubos de carbono, fontes de luz para as fibras ópticas.
As fontes de luz infravermelho das fibras ópticas são fabricadas com materiais à base de metais, como o índio. Seria um grande progresso se dispor de fontes equivalentes, de materiais mais abundantes. Pesquisadores acabam de dar um passo nesta direção, utilizando nanotubos de carbono nos quais excitons podem se recombinar dando fótons infravermelhos.

# Ácido hialurônico : pouco eficaz para tratamento de artrose do joelho.
O ácido hialurônico, frequentemente usado para tratar a artrose do joelho, seria pouco eficaz e potencialmente perigoso. Conclusão de um estudo comparativo de vários trabalhos sobre o assunto.

# Impressão 3D reinicia corrida para miniaturização eletrônica.
Pesquisadores americanos obtêm microbateria, via técnica de impressão 3D.

# Projeto de lei cria rotulagem de nanomateriais.
De acordo com a proposta, rótulos devem trazer um símbolo que identifique a presença de produto ou processo nanotecnológico.

LQES NEWS - Ano XII - número 272 - 05 de agosto de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Telefones celulares : pode-se, doravante, carregá-los com urina !
Fonte inesgotável, a urina permite, doravante, produzir eletricidade.

# Fiação elétrica com nanotubos de carbono.
Pela primeira vez, estamos vendo a utilização de fiação elétrica, de alta performance, feita com nanotubos de carbono. Nestes casos, tradicionalmente, eram usados fios de cobre.

# Pilha bacteriana.
Nova via para a produção de hidrogênio biológico.

# MCTI prepara iniciativas em rede para alavancar estudos em áreas estratégicas.
Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN) mobilizará 26 laboratórios, universidades, institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) e empresas em áreas estratégicas.

# Edital SENAI SESI tem R$ 30,5 milhões para projetos inovadores.
Financiamento para projetos inovadores de indústrias que pretendem desenvolver produtos, processos ou serviços.

# Empresas recorrem a universidades para lançar produtos.
Parceria começa a dar bons frutos...