Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XI - número 252 - 17 de setembro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanopartículas que "surfam" no cérebro.
Nanopartículas envolvidas com um polímero solúvel podem penetrar e se propagar no cérebro, servindo de vetor para uma nova geração de tratamentos.

# A eletrônica na escala atômica.
Afastando-se do silício, uma nova abordagem propõe a realização de circuitos complexos em grande escala de integração.

# "Pesando" moléculas uma a uma !
Equipe cientistas americanos e franceses conseguiu, pela primeira vez, fazer um dispositivo mecânico capaz de medir a massa de moléculas individuais, uma por vez.

# Grafeno : Sony produz a maior folha do mundo.
Graças a um novo procedimento de fabricação, brevemente o grafeno poderá se espalhar por vários setores industriais.

# Fótons únicos produzidos eletricamente.
Graças à nanoestruturas semicondutoras, cientistas alemães geraram um fóton único e o transmitiram eletricamente por um canal quântico.

# "Tecidos cyborgs" : quando nanotecnologia e biologia se fundem.
Pesquisadores americanos cultivaram tecidos orgânicos sobre um suporte proveniente da nanoeletrônica.

* Pontos de Vista

# LQES News completa 12 anos !
Mais de 250 edições quinzenais, com periodicidade mantida.

Artigo de Opinião
# A crescente irrelevância da ciência brasileira ?
Artigo de Jacques Wainer, professor titular do Instituto de Computação da Unicamp.

LQES NEWS - Ano XI - número 251 - 03 de setembro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Quadragésima terceira tese realizada no LQES.
Nanopartículas mesoporosas de sílica com funcionalização antagônica dos poros e superfície pavimentam o caminho para o transporte de moléculas hidrofóbicas.

# Editora SENAI-SP lança livro de Nanotecnologia.
Lançamento faz parte do início das atividades da nova editora.

# MCTI seleciona laboratórios para integrar sistema de nanotecnologia.
Edital para laboratórios de nanotecnologia. Encerramento : 21 de setembro de 2012.

# São Paulo lança fundo de capital semente.
O governo do Estado de São Paulo lança o programa São Paulo Inova, que visa apoiar empresas paulistas, de base tecnológica e perfil inovador, em estágio inicial.

# Brasil anuncia R$ 5,2 milhões para elevar escala em nanotecnologia.
Data limite para submissão das propostas : 19 de setembro de 2012.

* LQES Responde
# O que é um elipsômetro ?