Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano X - número 233, 18 de novembro de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química

# Procura-se criatividade.
"Educação, ciência, tecnologia e inovação devem ser vistas de forma integrada". Este foi o assunto tratado em mais uma rodada das conferências SBQ/FAPESP, dentro da programação AIQ 2011

* LQES News

# Hot Temas - Grafeno.
Confira tudo o que o LQES News publicou (2004-2011) sobre este material que está sendo considerado por muitos como "miraculoso". São mais de 30 notícias.

* Pontos de Vista

Artigo de opinião
# Para CNPq e Capes, avaliação acadêmica deve valorizar mais a inovação tecnológica.
Presidentes das agências participaram de ciclo de debates sobre legislação de patentes no INPI.

* LQEScience
# Vídeos.
Conheça os vídeos produzidos pelo LQES ou realizados a partir dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Química do Estado Sólido.

LQES NEWS - Ano X - número 232, 03 de novembro de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química
# Resultados parciais do Experimento Global da Água - pH do Planeta.
O experimento continua sendo realizado com grande sucesso em todo mundo. Conheça os resultados parciais do Brasil clicando aqui.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Cartilha sobre Nanotecnologia.
A Cartilha foi distribuída pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), na 8ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 17 a 23 de outubro.

# Lançado o projeto NANOFlueGas.
Órgãos governamentais franceses e empresa se unem para enfrentar os problemas da segurança no tratamento de resíduos contendo nanos.

# Nanotecnologias : onde estão as rupturas anunciadas ?
Um olhar crítico sobre as promessas da nanotecnologia. Segundo Vincent Pessey, da consultoria Alcimed, ainda precisamos avançar muito.

# Produção dos polissulfetos : rumo a um procedimento sustentável.
Catalisadores de metais de transição melhoram o rendimento e eliminam subprodutos nocivos.

# Combustão espontânea de nanobolhas.
Bolhas de tamanho nanométrico, contendo hidrogênio e oxigênio, podem se autoinflamar espontaneamente, embora este fenômeno não se produza com bolhas maiores.

* Pontos de Vista
# Uma variedade de arroz para diabéticos.
Hiraku Sato, professor da Universidade de Kyushu (Japão), desenvolveu recentemente uma nova variedade de arroz que poderá contribuir para a prevenção de certos tipos de diabetes.