Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano X - número 219, 18 de abril de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química
# Ciclo de Conferências - Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) celebram com Ciclo de Conferências o AIQ 2011.

# Documentos que valem ouro.
Pesquisadoras brasileiras encontram uma receita da pedra filosofal na Royal Society. Artigo de Carlos Haag, publicado na Revista Pesquisa FAPESP.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanoguia.
Site da revista Ciência Hoje destaca trabalho de divulgação da nanotecnologia, realizado através de parceria LQES/ABDI.

# Nanopartículas de "colesterol bom" procuram e destroem células cancerosas.
Novas pesquisas sugerem que o "colesterol bom (HDL)" também pode atuar como um carreador especial de drogas para combater o câncer.

# Bactérias como fonte de nanopartículas magnéticas.
Pesquisadores poloneses e franceses estudam propriedades magneto-ópticas com nanopartículas obtidas de bactérias magnetotáticas.

# Chip microfluídico : um laboratório de análise de sangue na palma da mão !
O desenvolvimento de chip microfluídico, além de barato, pode permitir detectar o HIV ou a tuberculose em alguns minutos.

# Abril de 2011 : a supercondutividade completa 100 anos !
Em 8 de abril de 1911, descobre-se um dos mais extraordinários fenômenos físicos, manifestação em nossa escala da física quântica: a supercondutividade.

# Batimentos do coração transformados em corrente elétrica.
Cuide-se : coração que não bate não recarrega iPod !

LQES NEWS - Ano X - número 218, 03 de abril de 2011.

* LQES Cultural

Ano Internacional da Química
# Lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ-2011) no Brasil.
O evento teve lugar na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de importantes nomes da Química Brasileira e ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

# Você sabe quem foi Jean-Baptiste Perrin ?
Além de seus trabalhos sobre a descontinuidade da matéria e de ter ganhado o Prêmio Nobel de Física em 1926, o físico-químico francês determinou um valor preciso para o número de Avogadro.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Revista Ciência Hoje destaca pesquisa realizada no LQES.
Nanofios de vanadatos de prata "decorados" com nanopartículas de prata abrindo a porta para novos antibacterianos.

# Garrafa de refrigerante totalmente reciclável.
A PepsiCo apresentou recentemente uma nova garrafa bioplástica, 100% reciclável, fabricada inteiramente à base de materiais vegetais.

# A viagem fantástica continua !
Pela primeira vez, entrega in vivo de medicamento contra câncer por microtransportadores teleguiados.

# Peixes semeiam a Amazônia.
A disseminação de sementes pelos animais não é uma descoberta, mas se sabe que os peixes da Amazônia são campeões nisto.

# Laser transforma nanopartículas de ouro em filamentos.
Pesquisadores americanos fabricam filamentos de ouro com forma e tamanho personalizados.

# Nanoestruturas permitem diminuição significativa do tempo de carga das baterias.
O tempo de carga é diminuído drasticamente sem, contudo, modificar a capacidade de armazenamento de energia.