Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IX - número 206 - 21 de outubro de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Prêmio Nobel de Química de 2010 : exaltação à síntese de moléculas orgânicas.
Richard F. Heck, Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki acabam de ser agraciados por terem desenvolvido um conjunto de reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas complexas, hoje utilizado mundialmente.

# Material maravilha" é pouco para o grafeno !
Duas grandes novidades : a "straintrônica" e o "grafeno branco" !

# Isobuteno biológico.
A empresa francesa Global Bioenergies anunciou protótipo de fabricação do alceno usando cepa bacteriana.

# Átomo neutro isolado é fotografado pela primeira vez.
Átomos de rubídio 85, aprisionados e resfriados com a ajuda de uma armadilha magneto-óptica e de um laser, "deram a dica" que isto seria possível.

# Supercondensadores : grafeno comparece e ganha a corrida.
Intermediários entre os condensadores clássicos e as baterias, os supercondensadores têm aplicações na eletrônica de potência.

* Pontos de Vista
Artigo de Opinião
# Fraudes generalizadas ameaçam ascensão econômica chinesa.
Falsificação em pesquisa científica prejudica escalada econômica do país. Pressão sobre pesquisadores produziu avalanche de teses plagiadas.

LQES NEWS - Ano IX - número 205 - 04 de outubro de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Recent Patents on Nanotechnology cria editoria para América Latina.
Periódico editado pela Bentham Science Publishers indica Professor Oswaldo Alves, Coordenador Científico do LQES, como Editor.

# Número de pedidos de patente bate recorde em 2010.
Até o final do ano, o INPI deve registrar 27 mil pedidos de concessão de patentes.

# Nanotubos de carbono esbanjam solidez !
Problemas tecnológicos que necessitam de propriedades térmicas, elétricas e mecânicas excepcionais ? Os nanotubos de carbono dizem a que vieram.

# Pesquisadores russos melhoram consideravelmente a estrutura das soldas.
Arregaçam as mangas e respondem à pergunta : é possível conseguir uma maior solidez das soldagens não diminuindo a [solidez] do material de base ?

# Uma pistola de pintura... e você estará pronto para a festa !
Use sua criatividade e se transforme num designer de moda, produzindo roupas personalizadíssimas para você e... quem mais encomendar.

* Pontos de Vista
# O nascimento das superbactérias.
Cientistas descobrem que, contrariamente ao que se imaginava, esses micro-organismos unicelulares ganham resistência contra medicamentos, não por mutações genéticas, mas por uma espécie de "suicídio altruísta".