Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IX - número 197 - 17 de junho de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Atrás de um plástico mais "verde" !
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Argonne (EUA) propõem uma nova maneira de fazer o óxido de propileno.

# Fusão nuclear por confinamento magnético.
Para ajudar a resolver o problema mundial da escassez de energia, novos métodos de geração começam a ser avaliados.

# Fazer chover usando lasers ?
Pesquisadores europeus acreditam ser possível e apostam nos lasers de femtosegundos.

# Sensor revela diabete através do hálito.
A novidade vem da Escola Politécnica Federal de Zurique (EPFZ).

# Células solares impressas em papel.
Desenvolvimento abre novas possibilidades para a produção de painéis solares.

# Alguns segredos de fabricação dos fios pelas aranhas são revelados.
Os "achados" permitem desenvolver fios artificiais, utilizando a tecnologia de microssistemas.

LQES NEWS - Ano IX - número 196 - 01 de junho de 2010.

* Em Pauta

* Hot Temas

Nanopartículas de diferentes materiais, morfologias, composições e naturezas têm sido objeto de muitos estudos científicos e tecnológicos. Conheça tudo que foi veiculado pelo LQES NEWS sobre este tema, desde 2001. São mais de 70 notícias para que os aderentes do Boletim Eletrônico LQES NEWS e internautas em geral tenham um bom panorama do desenvolvimento deste que é, sem dúvida, um dos mais instigantes aspectos da Nanotecnologia.

Nanopartículas

Oswaldo Luiz Alves