LQES NEWS - Ano IX - número 199 - 16 de julho de 2010.

* Em Pauta

* Em Foco LQES

O LQES Website constituiu ao longo de seus nove anos de existência um significativo acervo de notícias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro de vários campos de interesse: ciências físicas, ciências humanas, ciências da vida e tecnologias.

Visando a um melhor aproveitamento das informações contidas neste acervo, efetuamos recortes em dois níveis. O primeiro, mais geral, que dá origem à rubrica Em Foco LQES e, um segundo, mais fino, que dá lugar à rubrica Hot Temas LQES.

Neste número, convidamos os aderentes e internautas a percorrerem a rubrica Em Foco LQES. Esta rubrica está organizada ano a ano e nela figuram títulos como Nanotecnologia, Materiais, Fármacos, Energia, entre outros, de 2001 até esta data.

O que nos parece muito interessante nos diferentes Em Foco LQES é que, em muitos casos, é possível avaliar através das notícias e textos a própria evolução cronológica de uma área, ou mesmo de uma teoria, ou ainda da concretização de promessas de aplicação apresentadas para novos materiais, sistemas e, até mesmo, tecnologias.

Esperamos que os aderentes do LQES Website e os internautas, em geral, possam aproveitar estas informações no sentido de aprofundarem seus conhecimentos e, sobretudo, aguçarem suas percepções sobre o instigante, maravilhoso e revelador mundo da ciência e tecnologia, construído diariamente por pesquisadores e tecnólogos de todo o mundo.

Para entrar no Em Foco LQES, clique aqui.

Oswaldo Luiz Alves

Editor Científico do BOLETIM ELETRÔNICO LQES NEWS e do LQES Website.

LQES NEWS - Ano IX - número 198 - 05 de julho de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Confirmada a existência do elemento químico 114.
Equipe internacional sintetiza e caracteriza o elemento mais pesado conhecido.

# Um alerta : emissões de CO2 podem crescer 43% até 2035.
Agência Americana de Informação em Energia (EIA) prediz que este valor poderá ser alcançado se a redução não fizer parte de um acordo internacional.

# Um transistor quântico de apenas um átomo.
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Óptica Quântica, de Garching (Bavária, Alemanha) criaram um transistor quântico, utilizando um único átomo no interior de uma cavidade óptica.

# "Anticorpos" de plástico testados em ratos.
Nanopartículas poliméricas conseguiram neutralizar veneno de abelha.

# Grafeno surpreende mais uma vez ! Novidade : a aplicação em nanocompósitos de alto desempenho.
Material tem potencial para substituir as fibras de carbono em materiais de alto desempenho, usados na construção de aeronaves.

# Produção de Li@C60 já pode ser feita em quantidades industriais.
A novidade vem do Japão e contou com os esforços de vários laboratórios e empresas.

* Vivência LQES

Monografias
# O Tratamento Jurídico dos Riscos Produzidos por Cosméticos Baseados em Materiais Nanoestruturados, de autoria de Fábio Neri Dutra.