Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VIII - número 174 - 16 de junho de 2009.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre três temas :

Energia,

Meio ambiente e

Nanotecnologia.

São mais de 50 notícias, dentro dessas temáticas, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2009. Aproveite ! Veja também as notícias de 2001 a 2008 sobre esses assuntos.

LQES NEWS - Ano VIII - número 173 - 02 de junho de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Combinação de cobalto e nanohélices de vidro gera "nadador" muito especial.
É, estranhamente, parecido com um espermatozóide e pode "nadar" no corpo humano.

# Desenvolvido novo citômetro, baseado no efeito Raman, capaz de detectar um único nanotubo de carbono em organismos vivos.
Acredite ! É possível monitorar, em tempo real, o movimento de um único nanotubo de carbono na circulação sanguínea de organismos vivos.

# Austrália apresenta os DVDs de amanhã.
Baseados em nanotecnologia, os novos DVDs poderão aumentar a capacidade de estocagem em mais de 2000 vezes.

# Novo catalisador converte gás carbônico em metanol.
Acredite : pesquisadores de Singapura desenvolvem catalisador para usar o ar como fonte para produzir metanol.

# Novos materiais inteligentes, mudando de cor, indicam ruptura iminente.
O uso de mecanóforos - moléculas que mudam de cor quando submetidas a uma força -, revelam histórico de tensão, temperatura e de exposição de luz do material.

# Garrafas de Coca-Cola com tecnologias biobaseadas.
O etilenoglicol das novas garrafas de água Dasani será derivado de açúcar e melaço.

* Pontos de Vista

# Rede de pesquisa tentará simular, e solucionar, desafios do pré-sal.
Cinco novos laboratórios financiados pela Petrobras darão apoio à atividade petrolífera em águas superprofundas.

* LQES Cultural
# Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios, em português).
Faça uma visita virtual a uma das maiores atrações turísticas de Florença, um dos mais importantes museus do mundo.