LQES NEWS - Ano VIII - número 176 - 16 de julho de 2009.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre três temas :

Nanoriscos,

Eletrônica, Fotônica, Informática e Telecomunicações e

Materiais.

São mais de 40 notícias, dentro dessas temáticas, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2009. Aproveite ! Veja também as notícias de 2001 a 2008 sobre esses assuntos.

LQES NEWS - Ano VIII - número 175 - 02 de julho de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Bye bye Aspirina, "que venha a prata" !
Nanopartículas de prata : anticoagulantes na medida certa !

# Utilização de energias fósseis afeta o ciclo do nitrogênio.
"O ciclo do nitrogênio foi fundamentalmente transformado pela injeção na atmosfera de óxido de nitrogênio."

# Câncer : um dos alvos das nanotecnologias.
Com uma nova técnica, nanopartículas alvejam as células cancerosas e, assim, a quimioterapia pode agir diretamente sobre elas.

# Comportamento mecânico de nanofios de sal surpreende pesquisadores.
Mais uma novidade da nanoescala : nesta dimensão, o velho sal de cozinha é superplástico, uma característica até então atribuída apenas a metais e a algumas cerâmicas.

# Espessura cortical pode ser a chave para diagnóstico antecipado da doença de Alzheimer.
A medida da espessura média de certas zonas corticais, a partir de exame de IRM, permite predizer, três em cada quatro vezes, se um indivíduo examinado evoluirá para a doença de Alzheimer.

# Cientistas americanos se manifestam sobre marcos regulatórios para as nanotecnologias.
Estudo revela : cientistas vêem os marcos regulatórios como proteções para a sociedade, público os vê como restrições limitando o uso de produtos consumíveis.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Cana-de-açúcar 3.0 : do etanol à bioeletricidade e aos hidrocarbonetos.
Empresas devem investir em pesquisa tecnológica sobre utilização de cana para geração de energia. Potencial da bioeletricidade deve passar de 3% da matriz energética nacional para cerca de 15% em 2020.