LQES NEWS - Ano VIII - número 178 - 17 de aqosto de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Estudo revela : crescimento de nanotubos de carbono dispensa uso de catalisadores metálicos.
Pesquisadores do MIT demonstraram que nanotubos de carbono podem ser crescidos sobre superfícies de óxido de zircônio.

# Teto de vidro + calor solar : uma parceria quente !
Simples telhas de vidro podem transformar telhado de uma casa em imenso captador solar.

# Portais científicos do Brasil estão entre os mais acessados no mundo.
Ranking que lista duas mil instituições foi divulgado pelo Cybermetrics Lab, do CSIC (Espanha).

# Superfícies metálicas possibilitam crescimento de nanoilhas de grafeno.
Pesquisadores americanos e italianos têm crescido nanoilhas de grafeno na superfície do cobalto.

# Olho biônico : da ficção científica à realidade.
Laboratórios trabalham buscando desenvolver dispositivos optoeletrônicos para restituir (mesmo que parcialmente) a visão a deficientes visuais.

# Alumínio imita o silício e se torna transparente aos raios ultravioletas.
Equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford é responsável pela proeza.

* LQES Cultural
# Conheça o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Faça uma visita virtual.

LQES NEWS - Ano VIII - número 177 - 01 de aqosto de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove conferência sobre nanotecnologias.
A Conferência teve lugar na sede da Organização, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os potenciais benefícios e riscos das nanotecnologias para o meio ambiente.

# DNA auxilia na separação de nanotubos de carbono.
Mesmo admitindo que o custo não é baixo, pesquisadores americanos apresentam um método que permite separar nanotubos de carbono segundo sua quiralidade.

# Lixo exportado da Inglaterra será devolvido.
Os contêineres de lixo exportados ilegalmente do Reino Unido para o Brasil serão reembarcados : devolvidos ao porto de origem.

# Resíduos orgânicos : fonte para produção de hidrogênio.
Pesquisadores da Universidade de Cadiz, Espanha, estudam a produção de um biogás, rico em hidrogênio, que poderá ser valorizado energeticamente para utilização em pilhas a combustível.

# Ossos humanos vistos na intimidade, graças ao laser.
A Espectroscopia Raman pode ajudar no diagnóstico de doenças ósseas.

# Relação cânceres e meio ambiente : muita coisa a ser feita !
O meio ambiente contém grande número de poluentes e produtos químicos. Resta saber qual seu papel no desenvolvimento de cânceres.

# Passos largos da Optrônica : transistores do tamanho de uma molécula.
Pesquisadores começam a fazer com fótons aquilo que já é feito com elétrons.

# Urina : a mais nova fonte de hidrogênio !
Pesquisadores americanos estão conseguindo "ganhar" os quatro átomos de hidrogênio da uréia, principal componente do popularmente conhecido xixi.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Nanotecnologia e tratamento de água : nova tecnologia, novas regras ?
Pesquisadores indianos comentam, em artigo, vários aspectos e implicações do uso das nanotecnologias para a produção de água limpa.