Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VIII - número 170 - 17 de abril de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Clonagem pode ser a chave para controle da quiralidade na produção de nanotubos de carbono.
Pesquisadores chineses conseguem fazer nanotubos de carbono com quiralidade encomendada.

# Recorra à nanotecnologia e faça de seu corpo uma bateria !
Nanofios de óxido de zinco geram corrente elétrica quando submetidos a estresse mecânico, daí, os movimentos do corpo...

# Microalgas poderão, sim, ser uma alternativa energética ao petróleo.
Industriais estão de olho nas microalgas : querem produzir "ouro verde", biocombustível dito de "terceira geração", derivado de biomassa renovável.

# Nanoarmadilhas em águas turvas.
Se os benefícios das nanotecnologias não precisam mais ser atestados, seu progresso poderá se fazer acompanhar de uma poluição das águas. Pesquisadores franceses desenvolvem um procedimento para resolver esse problema.

# Grafeno obtido por crescimento ? Primeiros trabalhos indicam que se trata de hipótese bastante válida.
Pesquisadores alemães dão grande passo na compreensão da formação deste instigante material.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Nanotecnologias começam a revolucionar soluções de estocagem embarcada de eletricidade.
As nanotecnologias vêm "socorrer" os veículos elétricos, tornando as atuais baterias mais potentes e com tempos de recarga menores. Matéria de René Trégouët, Fundador do Grupo de Prospectiva do Senado (França).

# Pertencer a grupo sanguíneo raro pode ser crucial em momentos críticos !
Trabalhando com engenharia genética, pesquisadores franceses conseguem, "pela primeira vez no mundo, modificar geneticamente um grupo sanguíneo, por transferência de genes".

*LQES Cultural
# Conheça o mais novo espaco científico-cultural-interativo do Estado de São Paulo : o Catavento Cultural e Educacional.
O Palácio das Indústrias, antigo prédio que já foi sede da Prefeitura de São Paulo, transforma-se em espaço privilegiado da ciência para o grande público. Parabéns São Paulo !

LQES NEWS - Ano VIII - número 169 - 03 de abril de 2009.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Inventores da Unicamp recebem premiação por suas pesquisas.
Oswaldo Luiz Alves, coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido, está entre os premiados.

# Papel da mecânica quântica no funcionamento do cérebro.
Teoria quântica da consciência, proposta por Penrose (matemático e físico) e Hamerhof (anestesiologista), é refutada.

# Guerra é guerra : nanopartículas de metais versus bactérias.
Nanopartículas de ouro, de prata, de cobalto ou de platina podem "encurralar" bactérias, como a Listeria monocitogenes, que teimam em atacar alimentos.

# Empresa californiana aposta no mercado de "algocombustíveis".
Biocombustíveis à base de algas, segundo a Petroalgae, podem ser viáveis comercialmente.

# Impossível ? Não ! Sódio metálico se torna transparente.
Em condições de pressão similares àquelas que reinam no centro dos planetas gigantes o que não era senão uma predição teórica acaba de ser demonstrado.

# Urânio é o novo integrante do time dos "buckyballs".
Diferentemente dos análogos de carbono estes materiais podem ser obtidos por auto-organização em solução aquosa.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# A inovação é o motor do crescimento econômico.
Governos têm implementado planos nacionais de inovação e estatísticas sobre patentes são usadas tradicionalmente como medida do comportamento do processo inovador.

# Âmbar : uma resina de memórias, uma jóia.
A resina - substância viscosa produzida por alguns vegetais - pode esconder uma jóia da natureza, uma verdadeira "cápsula de memória".