Janeiro
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IV - número 87 - 01 de setembro de 2005.

* Especial

Lançamento da versão 2.0 da Biblioteca LQES de Química Supramolecular.
Na versão 2.0 foram incorporados 70 títulos! Agora, a Biblioteca repertoria mais de 120 obras, as quais são apresentadas, ano a ano, desde 1983 até os últimos lançamentos previstos para 2007. Com um simples clique, você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotecnologia terá R$ 71 milhões.
Os investimentos previstos para o período 2005-2006 para o setor de nanotecnologia deverão ser da ordem de R$ 71 milhões, afirma governo brasileiro.

# Registro de patentes ainda é baixo no País.
A constatação é de Roberto Jaguaribe, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial brasileiro, o INPI.

# Laser auxilia na pesquisa de petróleo.
Análise rápida, eficientíssima, e - o que é importante também, convenhamos -, com custos reduzidíssimos, é o que promete a nova técnica.

# Cientistas conseguem fabricar folhas transparentes de nanotubos de carbono.
As folhas de nanotubos combinam alta transparência com elevada condutividade eletrônica, além de serem altamente flexíveis e oferecerem gigantescas áreas superficiais.

# Nova luz para os atingidos pelo câncer do pulmão !
Trata-se de uma terapia simples e altamente inovadora, que se vale da luz, para trazer novas esperanças aos doentes.

# Acrilamida : novamente na mira das autoridades !
Batatas fritas e chips têm, novamente, os holofotes voltados para si.

# Descoberta de nova ligação entre o consumo de frutose e o ganho de peso.
Experimento mostra que a ingestão de frutose fez aumentar a massa gordurosa corporal de cobaias. Se a moda pega... Se é que já não pegou !

# A galáxia dos elementos químicos.
A Tabela Periódica é revisitada, recebendo, agora, o status de Galáxia. Ao que tudo indica, o novo formato veio para ficar !

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Cana-de-açúcar, um ícone a projetar o Brasil.
Relatório do Grupo de ação sobre Erosão, Tecnologia e Concentração (ETC Group) analisa as implicações das patentes na área de nanotecnologia para os países em desenvolvimento.

Divulgação
# Um olhar sobre a multifuncionalidade das nanopartículas.
Quantum dots de diversos tamanhos, combinados numa mesma nanopartícula, são capazes de identificar diferentes proteínas ou moléculas numa única observação.

# 45 anos da pílula anticoncepcional.
Desde seu lançamento, a pílula causou forte impacto no comportamento das pessoas, levando a debates e polêmicas nos âmbitos científico, social, religioso, moral e ético.

* LQES Cultural

Cultura da Química
# Transmutação dos Metais : um velho tema revisitado.
Artigo enfoca a "transmutação dos metais", valendo-se de escritos de J. Marcus de Vèze, publicados em 1902.

LQES NEWS - Ano IV - número 88 - 19 de setembro de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# "Case" de absoluto sucesso na interação universidade-empresa.
Desenvolvimento de nanopartículas de fosfato de alumínio gera o primeiro produto nanotecnológico nacional, de produção em grande escala. A universidade é a Unicamp, a empresa, o Grupo Bunge.

# Ciência Hoje On-Line destaca pesquisa feita no LQES.
"Direto no Ponto". Sistema de liberação de drogas à base de nanopartículas de ouro aponta para grandes progressos no uso do antitumoral violaceína, contra a leucemia.

# Vírus da dengue quer distância do novo chip eletrônico !
Diagnóstico da dengue é feito rapidamente, graças a um novo chip eletrônico.

# Tecnologia da Canon inova com biochip de DNA.
Tecnologia de impressão por jato de tinta, da Canon, é empregada no desenvolvimento de chips de DNA : baratíssimos e eficientes, vêm causando arrepios nos concorrentes !

# Novas perspectivas nas nanotecnologias : folhas ultrafinas de
nanotubos.

Folhas ultrafinas de nanotubos podem ser fabricadas ao ritmo de 7 metros por minuto.

# Azeite de oliva revela novos dotes.
Azeite de oliva extravirgem, de primeira prensagem, contém molécula com propriedades antiinflamatórias.

# Nanotecnologias possibilitam produção de tintas e vernizes high-tech.
Corrosão na superfície de materiais ? Seu problema pode ser resolvido com um revestimento nanotecnológico.

# Bactérias continuam "pondo as manguinhas de fora" : agora produzem fios condutores !
É vendo para crer. Experimentos feitos na Universidade de Massachusetts (EUA) atestam a proeza da Geobacter.

* Pontos de Vista

Entrevista
# Coordenador Científico do LQES dá entrevista ao jornalista Murilo Ohl, da revista Foco - Economia e Negócios.
Em "Diálogo entre Sistemas" Oswaldo Luiz Alves fala do relacionamento entre o setor produtivo e a universidade, com um "olhar" voltado para as possibilidades do Brasil na área de nanotecnologia.

# Acadêmico brasileiro é responsável pelo desenvolvimento do Acheflan.
Produto da biodiversidade brasileira, de investimentos maciços e de profissionais inovadores como o Acadêmico brasileiro João Batista Calixto, o primeiro antiinflamatório fitoterápico brasileiro está no mercado fazendo sucesso.