LQES NEWS - Ano IV - número 91 - 03 de novembro de 2005.

* Especial

Lançamento da versão 2.0 da Biblioteca LQES de Eletrônica Molecular.
Na versão 2.0 foram incorporados 60 títulos ! Agora, a Biblioteca repertoria mais de 100 obras, as quais são apresentadas, ano a ano, desde 1987 até os últimos lançamentos previstos para 2006. Com um simples clique você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento inter e multidisciplinar.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
Morre descobridor das "buckyballs", Nobel de Química de 1996.
O passamento do Professor Richard Smalley se deu no dia 28 de outubro.

Gotas "sapecas" : caminham sobre a água !
Pesquisadores franceses afirmam que, em dadas condições, gotas de um líquido podem caminhar por uma superfície.

Esperma fluorescente versus malária : luta de "gigantes".
Pesquisadores britânicos obtêm, por modificação genética, mosquitos "marcados".

Materiais funcionais podem ser a solução para estocagem de hidrogênio.
Instituições e empresas européias estão dispostas a aplicar mais de 1,4 milhões de dólares em pesquisa.

Nanotubos de carbono + DNA = novo sensor híbrido.
Uma interessante característica dos novos sensores é a detecção de substâncias tanto no ar como na água.

Transparente, resistente a impactos, produtos químicos e calor : surge o plástico multiuso.
A novidade vem do Japão e já interessa a indústria automobilística.

Um nanomotor muito espumante !
Graças à propulsão a jato e tendo como "combustível" o peróxido de hidrogênio, as moléculas fazem 12,6 cm/h.

Mais uma da "eletrônica orgânica" : agora é um tiristor !
Pesquisadores japoneses "flagram" a voltagem na qual monocristais orgânicos transformam corrente continua em corrente alternada.

Fitoterápicos podem beneficiar a produção familiar.
Países do Mercosul trabalham em prol de uma legislação comum para os fitoterápicos.

Cientistas criam um nanocarro, capaz de andar de verdade.
Cientistas da Universidade Rice, EUA, construíram o menor carro do mundo - um nanocarro de uma única molécula, consistindo de um chassi, eixos e quatro rodas feitas de "buckyballs".

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
Biotecnologia gera negócios.
Artigo de José Geraldo de Freitas Drummond, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, traça um breve histórico da biotecnologia e apresenta números surpreendentes.

A propósito da Nanotecnologia : como serão os profissionais da área ?
Coordenador do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), da UNICAMP, discute a questão dos profissionais que atuam (e que virão a atuar) em Nanotecnologia, em entrevista para a jornalista Renata de Gáspari.

Nota do Webmaster
O LQES Website está passando por manutenção e modificações. Caso você tenha dificuldade em acessar qualquer conteúdo, navegue pelo site no endereço http://lqes.iqm.unicamp.br ou entre em contato conosco através do email lqes@iqm.unicamp.br.

LQES NEWS - Ano IV - número 92 - 17 de novembro de 2005.

* Especial

Lançamento da versão 2.0 da Biblioteca LQES de MEMS e Lab-num-chip.
Na versão 2.0 foram incorporados 60 títulos! Agora, a Biblioteca repertoria mais de 120 obras, as quais são apresentadas, ano a ano, desde 1991 até os últimos lançamentos previstos para 2006. Esta versão ainda incorpora obras de micro e nanofluídica. Com um simples clique você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento inter e multidisciplinar.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
Brasil realiza sua Terceira Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A terceira edição da CNCTI terá lugar em Brasília, entre 16 a 18 de novembro de 2005.

Chips medicinais : "viagem fantástica ?" Quase isso !
Chips podem "viajar" pelo corpo, ajudando, assim, no estabelecimento de diagnósticos médicos.

Implantação iônica em semicondutores permite realizar dopagens que atendem aos requisitos da escala nanométrica.
Não obstante ser possível implantar os dopantes ordenadamente, a técnica ainda é lenta para fazer parte de linhas de produção.

Medicamentos sob medida ? Um percurso importante já foi feito.
Estudo do seqüenciamento do genona humano permitiu chegar aos halotipos, os quais poderão ajudar a desvendar os genes responsáveis por várias doenças.

Nanopartículas aumentam a esperança nos casos de tumores cerebrais.
Pesquisadores alemães usam partículas nanométricas de óxido de ferro no tratamento de tumores cerebrais multirresistentes.

Nanoestruturas prometem : faremos explodir a capacidade dos discos rígidos !
Desenvolvimentos nas técnicas de automontagem podem levar a memórias com um fator de 200 vezes a densidade de registros.

Inpe lança CD-ROM didático na área de meio ambiente.
Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélite e Tópicos em Meio Ambiente e Ciências Atmosféricas são ótimas ferramentas para o ensino de Geografia e Ciências.

Um leite que pode ajudar a tratar hemofílicos.
Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo produção de leite de vaca contendo uma proteína do plasma humano responsável pela coagulação do sangue.

Portal de Periódicos tem novos conselheiros.
A posse oficial dos novos conselheiros do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) será no dia 01 de dezembro, em Brasília, precedendo um seminário internacional para debate sobre o Portal.

* Vivencia LQES

Métodos, Processos e Técnicas.
Determinação da Densidade de Sólidos pelo Método de Arquimedes
Conheça todos os detalhes da determinação da densidade de sólidos, e, de quebra, saiba sobre a história da "coroa de ouro falsa", de Hierão (século III a.C.).

Nota do Webmaster