Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IV - número 94 - 16 de dezembro de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Guaraná pode ser quimiopreventivo.
Pesquisadores brasileiros apresentam evidências animadoras na direção do uso do pó de guaraná contra células cancerosas.

# Professor do IQ toma posse em Portal de Periódicos da Capes.
A posse do Coordenador Científico do LQES-Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, se deu durante o evento comemorativo dos 5 anos do Portal de Periódicos da Agência.

# Cooperação científica : Brasil e Argentina preparam intercâmbio na área de nanotecnologia.
Reunião de pesquisadores dos dois países é prevista para março de 2006, já no âmbito da programação do Centro Argentino-Brasiliero de Nanociência e Nanotecnologia.

# Rede paulista de US$ 8 milhões ataca epilepsia.
A idéia é coletar imagens do cérebro e desvendar padrões de ativação, característicos de epilépticos, e, ainda, através de processos de neuroimagens, avançar na direção da compreensão do câncer de cérebro.

# Revestimento à prova de riscos que se auto-repara.
A novidade vem do Japão, devendo estar num dos modelos da Nissan agora em dezembro (2005).

# Superfícies de alumínio super-hidrofóbicas.
Pesquisadores chineses conseguem tal feito via controle das energias de superfície.

# Açúcar de beterraba : matéria-prima para a indústria de plásticos.
Perspectiva de dificuldades com o petróleo faz com que pesquisadores partam para outras fontes de matéria-prima, de preferência, sustentáveis !

# Prêmio de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química.
Fernando Galembeck e João de Brito ficaram com o Prêmio, na Categoria Pesquisador.

* Pontos de Vista

Editorial
# 2005 fica... 2006 chega... Rito de passagem e reafirmação de compromissos !

# Amanhã, atletas serão "verdadeiros" ciborgs genéticos ?
Grandes preocupações com o doping genético !

# TWAS: Declaração de Alexandria.
Documento aprovado ao final da 16ª Reunião Geral indica os passos para a contribuição da Ciência no avanço sócio-econômico sustentável do mundo em desenvolvimento.

LQES NEWS - Ano IV - número 93 - 01 de dezembro de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Prêmio Nobel de Química elogia programa nacional de biocombustíveis.
McDiarmid : "Brasil pode liderar comércio de biodiesel".

# Partículas de ouro para aplicações optoeletrônicas.
Já não se "faz" ouro como antigamente !

# Gotículas de hélio superfluido são sérias candidatas a se tornar nanolaboratórios !
Pesquisadores alemães acreditam que várias moléculas poderão ser estudadas a baixíssimas temperaturas.

# Brócolis na brigada contra o câncer.
O sulforafano, composto químico encontrado no brócolis, pode, conforme estudo japonês, proteger dos cânceres gástricos.

# Nanotubos de carbono : crescimento de multicamadas ainda intriga !
Pesquisadores do CEA francês conseguem produzir multicamadas de nanotubos alinhados.

# Cura de feridas com tecidos bioterapêuticos.
Uma boa, atraente e inovadora oportunidade para a indústria têxtil.

# Software ajuda universidade a identificar plágio.
Os testes com o novo software foram feitos na Universidade de Innsbruck, na Áustria. Se essa moda pegasse por aqui, seria muito bom !

# Software prova autenticidade de obras de arte.
Um grupo de investigadores do Dartmouth College, nos Estados Unidos, criou um software que promete ajudar os peritos de arte no "rastreamento" da verdadeira autoria de quadros famosos.

# A hora e a vez dos nanotubos de óxidos de metais de transição (NOMTs).
NOMTs mostram excelente desempenho em fotocatálise heterogênea e em outras aplicações.

* Pontos de Vista

Editorial
# Química Nova lança Suplemento Especial durante a Conferência Nacional de C&T&I dedicado às Necessidades da Química Brasileira e a Formação do Profissional do Futuro.
Confira o Editorial do Suplemento Especial.

# Em suas pálpebras, cor e brilho das asas das borboletas !
Os novos produtos de "maquiagem fotônica", da L'Oréal, serão in-co-lo-res. É isso mesmo ! Não importa a cor que venham a criar sobre a pele, após aplicados.