Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 43 - 01 de outubro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# A doce vida poderá vir a ser li-te-ral-men-te doce ?
Biotecnológos trabalham para obter um bloqueador para o sabor amargo !

# Boas perspectivas para produção, em série, de "nanochifres" de carbono. Objetivo : utilização em pilhas a combustível.
A utilização dos "nanochifres" de carbono como eletrodos aumenta o rendimento de geração de eletricidade, chegando a cerca de 10 vezes o obtido por uma pilha de íon lítio, de mesmo tamanho.

# Dióxido de carbono : novo mercado para fazendeiros ? Americanos, com certeza !
A idéia é promover culturas que garantam uma cobertura vegetal permanente do solo visando, assim, auferir "créditos de carbono".

# Science e Nature são "promovidas" : de pedras passam a vidraças.
Estão sendo questionadas as relações entre trabalhos de pesquisadores e interesses financeiros. Resultado : as revistas assumiram o compromisso de modificar suas políticas editoriais.

# Produção de energia elétrica diretamente de bactérias não é nada novo. Mas... com rendimento de 80% ?!
Isso se deve ao Rhodoferax ferrireducens - microorganismo anaeróbico, capaz de extrair elétrons de açúcares simples.

# O "sangue" que vem do mar. Os doadores não são nem mamíferos nem peixes : são vermes da areia !
Pesquisadores franceses ligados ao CNRS, Conselho Nacional de Pesquisas, da França, extraem e testam com sucesso substância baseada em hemoglobina obtida de vermes da areia.

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC) realiza seu terceiro Colóquio.
Desta vez, a temática em foco foi a Espectrometria de Massas (EM) : mudança de paradigma, novos desenvolvimentos, novas aplicações...

* LQES Cultural

Cultura da Química
# Transmutação dos Metais : um velho tema revisitado
Artigo de Oswaldo Luiz Alves coloca-nos frente a uma questão sempre presente: teria existido o "ouro alquímico", o Argentaurum ? O autor não dá a resposta, mas levanta aspectos bastante pitorescos sobre esta indagação que chegou até os anos 1900.

* Vivência LQES

LQES Index
Neste número é feito o lançamento do LQES Index, nova rubrica do LQES Website, que se propõe a disponibilizar tabelas, gráficos, esquemas e dados relacionados à cadeia de conhecimentos explorada pelo site : química do estado sólido e materiais, química supramolecular, nanotecnologia, etc.

LQES NEWS - Ano III - número 44 - 16 de outubro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Prêmio Nobel de Química 2003.
Dois cientistas americanos, Peter Agre (54) e Roderick MacKinnon (47), receberam este ano o Prêmio Nobel de Química por suas descobertas "sobre canais em membranas celulares".

# Uma rã que é uma autêntica fábrica de veneno.
Histórias de venenos de sapos e rãs têm, cientificamente, um fundo de verdade.

# Novas células fotovoltaicas : agora, flexíveis.
Empresa japonesa logrou tal feito tendo como base o uso de resinas.

# Mais novidades sobre os fulerenos : agora, fabricação em massa e aplicações
Grandes empresas japonesas se juntam para produzir e comercializar esta nova forma de carbono.

# Carinho para seu coração : milho enriquecido com ácido oléico.
O mau colesterol que se cuide ! Primeiros alimentos contendo ácido oléico poderão estar nos supermercados em 2007, nos EUA.

# Seqüenciamento genético humano a preços módicos !
Novas técnicas poderão trazer o preço de um seqüenciamento para apenas 1000 dólares. As técnicas que permitem antever isto já existem, todavia precisam ser muito melhoradas.

# Os nanotubos "reacendem" velho sonho : um elevador para o espaço.
As idéias de 1895, do pesquisador russo Tsiolkowsky, popularizadas pelo escritor americano Arthur Clarke, voltam à baila.

* Ponto de Vista

# INPI : um desafio quali-quantitativo.
Editorial de Marcos Oliveira, vice-presidente da ABIFINA, focaliza uma instituição, fundamental para as pretensões do desenvolvimento industrial : o Instituto Nacional da Propriedade Industrial que, neste momento, passa por grandes dificuldades.

# A ficção não existe mais, afirma o diretor do MIT.
Para Nicholas Negroponte, na área da tecnologia de comunicação qualquer coisa é possível. Entrevista dada ao Correio Popular de Campinas (SP), quando de sua participação em evento naquela cidade.

* LQES Responde

# Acrônimos
Conheça os principais acrônimos (de A a Z) das diferentes técnicas utilizadas em Química e Física de Sólidos e Materiais.

* Vivência LQES

# LQES Índex.
LQES Índex é uma rubrica do LQES Website que se propõe a disponibilizar tabelas, gráficos, esquemas e dados relacionados à cadeia de conhecimentos explorada pelo site. Nesta edição, confira: sistemas cristalinos, retículos de Bravais e os 230 grupos espaciais utilizados em cristalografia.