Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 45 - 01 de Novembro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Enzima do veneno da jararaca pode combater doença de Chagas.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) mostraram que enzima encontrada no veneno da serpente Bothrops jararaca induz a morte do Trypanosoma cruzi, parasita causador da Doença de Chagas.

# Cristais fotônicos de silício poroso para detecção de substâncias tóxicas.
A aplicação destes cristais na detecção de poluentes foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Diego. Sua utilização está baseada na "velha" - porém, sempre funcional -, dupla : hidrofóbico & hidrofílico.

# Produção de poliésteres já pode contar com novo catalisador.
É possível controlar a "superatividade" dos catalisadores à base de titânio e, assim, eliminar os catalisadores à base de antimônio, conhecidos como fontes de poluição.

# Membranas de separação de gases têm sua seletividade e permeabilidade molecular altamente incrementadas.
Pesquisadores japoneses conseguiram melhorar, ao mesmo tempo, as duas propriedades, através da injeção de íons na membrana.

# França constrói o maior laser do mundo.
Para isto, 30 cadeias laser, cada uma com oito feixes - ao todo 240 feixes -, concentrarão sua energia sobre uma microesfera de alguns milímetros. Preço : mais de um bilhão de euros!

# Microfluidos e eletricidade : tudo a ver !
Desde Michael Faraday, em 1839, não acontecia nada tão espetacular em termos da geração de eletricidade.

# O sumaneno vem aí ! Sintetizado o mais novo derivado do fulereno.
Equipe de pesquisa da Universidade de Osaka, Japão, sintetiza uma molécula com forma de "tigela".

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC) realiza seu quarto Colóquio.
Foi focalizado, desta vez, o uso das modernas técnicas de microscopia eletrônica e de prova no estudo das intrigantes propriedades elétricas de polímeros e partículas nanométricas.

* Ponto de Vista

Artigos de Opinião
# C&T em prol da cidadania.
Artigo de Dalira Lúcia Cunha Maradei Carneiro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), focaliza o papel da divulgação científica na formação da cidadania.

# Educação é o melhor presente para os filhos.
Opinião da pesquisadora do MIT, Mildred Dresselhaus, atualmente um dos nomes mais respeitados pela comunidade científica internacional, em entrevista ao Correio Popular (Campinas, SP), quando de sua visita à cidade para proferir palestras na CPFL e no LNLS.

* LQES Responde

# Pilhas e baterias : descarte.
Não obstante ter sido publicada em 1999, a Resolução no 257, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, que trata dos impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, é ainda muito pouco conhecida. Tire algumas de suas dúvidas fazendo uma leitura da Resolução.

LQES NEWS - Ano III - número 46 - 17 de novembro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Sangue em pó : revolução na medicina ?
Uma verdadeira revolução poderá vir a eclodir no meio médico graças ao sangue em pó, que irá dar novo rumo a um número significativo de procedimentos médicos.

# Supercondutividade no centro de grandes discussões.
Colóquio Internacional, realizado no Japão, mostra que a área de supercondutividade vai muito bem. O barateamento de produtos baseados nessa tecnologia já começa a ser discutido.

# Nanopartículas auxiliando na criminalística.
Nanopartículas fluorescentes, contendo uma camada hidrofóbica, podem dar nova resolução às impressões digitais.

# CDs fabricados com componentes do milho ? É isso mesmo ! Aposta-se nos discos ópticos biodegradáveis !
Empresas japonesas estão usando polímeros à base de ácido poliláctico extraído do milho.

# Nanobombas contra tumores : uma aplicação da ablação térmica de sólidos.
A idéia baseia-se em ter-se uma esfera nanométrica de silício, recoberta com ouro, e no uso de radiação no infravermelho próximo.

# Micromotores de combustão interna: as baterias do futuro.
Ter que recarregar, regularmente, baterias utilizadas nos aparelhos portáteis pode vir a ser coisa do passado, garantem pesquisadores da Universidade de Birmingham (Inglaterra).

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC) realizou seu quinto Colóquio.
Foi a vez da espectroscopia eletrônica e dos estados excitados, das cores e das modernas aplicações das quantum-moléculas.

* Ponto de Vista

Artigos de Opinião
# A dúvida sobre Avogadro - 6,023 x 1023
Artigo de Marcus Vinicius Marinho dá conta de que pesquisa de alemães e belgas pode exigir mudança no valor da constante fundamental da química, conhecida como "número de Avogadro".

# A trajetória da discriminação das mulheres (em ciência).
O "Laboratório de Pandora", livro de Fanny Tabak, editado pela Garamond, com subtítulo - Estudos sobre a ciência no feminino -, é resenhado por Juliana Schober.

# País tem tecnologia de ponta para combater fraude nos combustíveis.
Pesquisadores do GIA - Grupo de Instrumentação Analítica, do Instituto de Química da Unicamp, desenvolvem equipamentos utilizando a espectroscopia infravermelho na região do infravermelho próximo, mais conhecida como NIR-IR.